CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

O Y da questão!


De algum tempo pra cá, muito se tem falado sobre a Geração Y, mas afinal de contas, que geração é essa? Vamos primeiro a uma definição tentando compreender um pouco mais sobre esse grupo de indivíduos.


Pensando nisso, interrogamos dois discentes da Unesp Tupã, perguntando à eles se concordam com essa ideia de que a geração da qual fazem parte é conhecida como a geração da variedade e velocidade, e ainda o que eles pensam a respeito do mercado de trabalho, qual seus objetivos futuros, o plano de carreira que tem em mente, qual o tipo de empresa que pretendem trabalhar e quanto tempo acham necessário para assumir uma posição de liderança dentro de uma organização. Se liga nas respostas, já aviso que eles se empolgaram na hora de responder!

“Concordo que nossa geração seja da velocidade e variedade, pois estamos fazendo várias coisas ao mesmo tempo e queremos que as coisas se resolvam rápido, temos essa pressa de concluir tudo que nos propomos a fazer. E pensando sobre o mercado de trabalho, tenho como objetivo começar minha carreira em uma empresa de consultoria, é uma área que eu gosto, de solucionar problemas e tudo mais, me identifiquei durante o tempo que trabalhei na Empreender Jr. e quero sim assumir a liderança não só de uma equipe, mas de uma empresa de grande porte, e para assumir o cargo de líder dentro de uma organização depende muito de qual posição você quer, se você quer liderar uma equipe, provavelmente em torno de 3 e 4 anos é suficiente, mas se for de uma empresa de forma geral, vai mais tempo, em torno de 10 e 12 anos, não que isso seja o certo, pois o mercado está correndo muito rápido, então as chances podem aumentar em pouco tempo” – Matheus Fonseca.

“Sim, a nossa geração possui maiores conhecimentos gerais, “um pouco de tudo” e não “muito de algum assunto específico” e isso se deve a diversos fatores como a velocidade e facilidade ao acesso a informação, visto que essa é a geração mais adepta a tecnologia. Diante disso, empresas que me proporcionem desafios, crescimento pessoal e profissional, que tenham metas e objetivos a serem alcançados são as que me atraem. A estrutura das empresas em relação ao crescimento de cargos tem mudado bastante, mas acredito que entre 3 a 5 anos seja o tempo mínimo necessário para assumir uma posição de líder” – Kimberli Terumy.

Muito se fala que a Geração Y tem uma grande ambição em fazer sucesso o quanto antes em sua carreira, e que eles não sabem conviver com momentos de frustação, pois cresceram em um ambiente em que eram protegidos ao máximo quando as decepções ocorriam. É importante deixar claro que tudo que se tem de forma exagerada se torna prejudicial, então uma grande ambição em relação ao alcance de maiores patamares, podem atrapalhar MUITO.

O legal é ter ciência de que o mercado de trabalho está se adaptando a esses jovens, e esses juventude precisa ser mais pacientes, estarem preparados para agir com a pressão que existe durante os dias de trabalho. E o melhor caminho para isso, é buscar conhecimento vindo de pessoas com uma carga maior de vivência profissional, mesmo que por vezes pareça um método ultrapassado, é fundamental saber mesclar o turbilhão de inovações que os jovens trazem, junto a experiência dos veteranos, assim os avanços serão ainda maiores.

Referências: CORDEIRO, Helena Talita Dante. Perfis de carreira da geração Y. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07112012-201941/>. Acesso em: 2015-11-06.http://www.cdlgramado.com.br/n_detalhe_noticia.asp?C%D3DIGOinformativo=10301

#geraçãoy #jovens #novos #agilidade #unesp #tupã

18 visualizações