CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

Estágio, uma das portas de entrada para o mercado de trabalho


Ao longo de nossas vidas passamos por diversos momentos onde precisamos tomar decisões importantes, que influenciam o que faremos, como seremos ou para onde iremos por um bom período de tempo.

Quando crianças - Qual lanche levar para a escola?

Quando adoslecentes - Em qual curso devo me gradur? E agora, onde farei meu estágio? Como devo me preparar? Como são os procesoss seletivos? Pois bem, nós entendemos que esse é um momento muito importante em sua vida e queremos ajudá-lo. Pensando nisso preparamos algumas dicas para você se preparar, oportunidades de estágio e umaentrevista muito interessante com uma profissional da área de Recrutamento.

Vamos às dicas...

1) Entenda qual seu perfil e objetivos

"Para quem não tem um objetivo qualquer caminho serve...", frase clássica de "Alice no país das maravilhas" e que diz muito sobre esse momento de escolha. Antes de se inscrever em milhares de vagas você precisa entender do que gosta, em qual setor deseja atuar, qual o tipo de ambiente que prefere trabalhar e qual a carreira que quer trilhar. A partir daí, com um pré-modelo de trabalho ideal, você poderá buscar as vagas que mais se encaixam ao seu desejo.

Existem alguns sites que podem ajudar você a fazer isso, como o 99Jobs (www.99jobs.com) e o Inspiira (http://inspiira.org/).

2) Saiba mostrar seus diferencias (independente de quão diferentes eles sejam)

Você no mínimo já tem mais de 18 anos de experiências, já passou por diversas situações, enfrentou muitos desafios, solucionou diversos problemas e fez parte de muitos projetos/instituições que ajudaram a formar sua personalidade e a evoluir. Durante um processo seletivo você precisa apresentar todo esse crescimento, como cada experiência contribuiu com você e o que aprendeu com ela, mostre o lado positivo de cada momento.

Indicamos uma a página "Difícil Início" para saber como demostrar seus diferenciais, eles divulgam diversos artigos sobre preparação e inserção no mercado. Acesse https://www.facebook.com/DificilInicio

3) Estude "onde está pisando"

Qualquer etapa é uma oportunidade, para mostrar o que pode agregar à empresa, qual seu perfil e o tamanho da sua vontade de estar ali. Não perca essa oportunidade por falta de conhecimento da empresa e estamos nos referindo a CONHECIMENTO, decorar a missão e visão não é o suficiente. Pesquisa sobre o histórico da empresa, como eles atuam, qual a cultura organizacional, grandes resultados e até problemas enfrentados anteriormente, tudo o que souber é positivo.

Entrevista

Para entender um pouco mais sobre o cenário de seleção que será enfrentado durante esse ano entrevistamos Livia Kuga, que faz parte do time de Pessoas e Performance, focada em Atração e Recrutamento da Stone (parceira da Empreender Jr.)

1) O que considera um diferencial no aluno que acaba de sair da universidade?

"O principal diferencial para nós são coisas que a pessoa fez extracurricular. Faculdade é uma coisa esperada. Porém, o que a pessoa fez de fora da curva? Foi um intercâmbio? Já foi campeão de xadrez? Jogou basquete profissional? Nós nos importamos com as extrapolações da régua do 'tradicional'. Buscamos gente que tenta sair do 'esperado'. Literalmente, buscamos o diferencial e isso, não necessariamente está ligado à habilidades técnicas vinculadas à faculdade."

2) Como ele deve se preparar para um processo seletivo para estagio?

"Acho que a pessoa não tem que se preparar para um estágio. Acho que ela tem que se preparar para a vida. Não tenho uma receita pronta... Infelizmente. Acho que as pessoas tem que descobrir seus interesses e ir atrás deles com paixão. E isso irá fomentar subsídios para ser chamado ou não para uma vaga de estágio."

3) Qual a interferência do curso de formação na possível area de atuação do aluno?

"Esse aí ainda é um assunto complicado. A maioria das empresas não está sabendo lidar com a capacidade multidisciplinar da nova geração que está entrando no mercado de trabalho. Acredito sim que ainda haja inúmeras restrições relacionadas a curso. A maioria das empresas sempre quer engenheiros, economistas, administradores. As "ousadas" seriam aceitar "relações internacionais". Aqui na arpex, você pode até perceber pelo próprio Recruta Arpex, que a gente parte de uma outra premissa. A gente acha que as melhores pessoas se " fuçam" e dão um jeito de aprender o que for necessário para completar determinada tarefa. Então, a gente busca muito mais um alinhamento cultural do que um curso propriamente dito."

4) Como voces conseguem identificar os alunos que tem o perfil ideal para a empresa? Como ele pode entender qual esse perfil antes do processo?

"Não sei falar pelas outras empresas, falo absolutamente pelo grupo Arpex. A gente realmente busca gente com a mesma cultura que a nossa. E a gente é extremamente transparente com a nossa cultura. Se você der uma olhada nos nossos valores e nos conteúdos que a gente posta no face, você consegue ver com muita facilidade nossa maneira de agir no dia-a-dia da empresa. E o que gente espera do candidato é que ele leia e pense "cara! Sou eu, ta me descrevendo completamente" e que ele tenha vontade de se juntar a nós. Então, a minha recomendação, em nível empresas do grupo Arpex, é realmente fuçar nossos vídeos, nossas páginas no facebook e se identificar e se motivar para querer aprender ainda mais coisas. Lá, a gente tem um monte de livro que a gente adora, alguns vídeos bacanas... Porque são coisas que a gente gosta mesmo e se você, candidato, também gostar, deve ser "farinha do mesmo saco" e o processo seletivo torna-se mais uma identificação mútua."

5) O programa de estágio ainda é uma pronta de entrada para uma carreira na empresa? Como ele deve agir para garantir uma boa avaliação e a a tão desejada efetivação?

"Aqui, a gente não diferencia muito estágio de CLT, ta? Para você se manter na empresa é muito simples (e no caso do estágio, garantir a efetivação)...Entrega resultado. Agregue valor a companhia. Queira a todo momento estar cercado de gente melhor do que você... Forme gente melhor do que você. Tenha uma visão de longo prazo. Mostre que você está realmente pensando no todo da empresa através das suas ações diárias. Aqui, a gente geralmente efetiva estagiários simplesmente porque os próprios estagiários pegam desafios enormes. Não vemos estagiários como trampolins para irem para outros lugares. Queremos que eles fiquem conosco para o resto da vida. Lembra da história de casamento. Se você é fiel e se esforça para manter este nosso relacionamento colaborador-empresa... Você tem mais é que ser efetivado mesmo! Aqui, é difícil a gente falar "não passa isso pra ele não, ele é só um estagiário". A gente realmente não divide assim as pessoas."

Pois bem pessoal, ao fim desse artigo vale a reflexão sobre quais serão os próximos passos e para onde eles o direcionarão, busque seus sonhos, faça o que te deixa feliz e o que faz de melhor.

Esperamos ter contribuído com vocês.

Caso tenha se interessado pela Stone acompanhe no facebook: www.facebook.com/trabalhenastone ou veja nossas vagas em www.stone.com.br/trabalhenastone

Para mais informações sobre a Empreender Jr. acesse

Facebook Empreender Jr. Site Empreender Jr

#unesp #jovens #Stone #estágio #trabalho #mercadodetrabalho #emprego #entrevista #perfil #cultura #trabalhe #arpex

25 visualizações