CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

Responsabilidade Social: o retorno que as empresas dão para a sociedade


Quando perguntamos o que é responsabilidade social, o que vem primeiro em mente? Ajudar as pessoas? Contribuir de forma voluntaria em prol do bem da sociedade? Campanhas constantes de conscientização das pessoas que estão no meio onde vivemos? Todas essas perguntas estão corretas, pois basicamente todas essas atividades são maneiras de ajudar no desenvolvimento social, se enquadrando então ao termo Responsabilidade Social.

Na teoria, responsabilidade social é quando as empresas adotam ações e comportamentos de forma voluntária para promover o bem-estar de seu público interno e externo. Adotando então um processo continuo de melhoria da empresa em relação aos seus funcionários, sua comunidade e seus parceiros, logo realizando essas atividades adquire alguns benefícios como um crescimento mais sustentável, ganhos positivos em relação a sua imagem e visibilidade no mercado em que está inserido.

Com o tempo, novos conceitos foram sendo usados para definir responsabilidade social, entre eles se têm Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial e Responsabilidade Social Ambiental. Mas qual a diferença entre essas vertentes?

A Responsabilidade Social Corporativa geralmente empregada em empresas de grande porte, com ações focadas no seu ambiente de negócios e/ou seus funcionários. Já a Responsabilidade Social Empresarial, envolve uma maior gama de atividades que busca melhorar a qualidade de vida e bem estar do seu público interno, além de buscar maneiras de diminuir negativamente os impactos com o meio ambiente e a comunidade da qual faz parte. Por fim, a Responsabilidade Social Ambiental não traz apenas o compromisso das empresas e os valores humanos, mas traz consigo uma forma mais leal de alinhar suas ações com o desenvolvimento ambiental.

A Gabriela Braga, Gerente de Projetos Sociais da Empreender Jr., disse ao ser questionada sobre a importância da responsabilidade social:

“A importância da responsabilidade social, é justamente trazer e inserir na sociedade o conceito de sustentabilidade, seja ela empresarial, humana ou ambiental. Quando falamos nesse tema é importante enfatizar as pessoas no processo, que são a base para a responsabilidade social, não só porque a mudança e conscientização depende delas, mas por que todos somos responsáveis pela sociedade em que estamos inseridos, e em fazer dela habitável. Dentro da Empreender Jr, temos projetos voltados a doação de sangue, arrecadação de livros e até mesmo trocas de gentileza, porque acreditamos que assim estamos assumindo reponsabilidade por uma geração futura mais comprometida e pelo bem estar do próximo, e sobre tudo, acreditamos em cultivar reações em cadeia que podem impactar uma pessoa , mas essa impactará outra, dando continuidade a uma semente que plantamos e que a sociedade como um todo irá colher.”

Como dito pela Gabriela a Empreender Jr. desenvolve algumas atividades sociais durante o ano, podemos ver quais são logo a seguir na imagem:

Essas atividades desenvolvidas pela Empreender Jr. se enquadram na ABNT-ISO 26.000 lançada no dia 08 de novembro de 2010, em Genebra, Suiça. A versão brasileira da norma, a ABNT NBR ISSO 26.000 foi lançada em São Paulo no dia 08 de dezembro de 2010. Tal norma se abrange em orientações relacionadas aos princípios que guiam as atividades de cunho social, onde se encaixam: ao ato de se responsabilizar pelas consequências das próprias ações e decisões; a transparência; o comportamento ético; o respeito pelos interesses dos envolvidos; o respeito pelo Estado de Direito (obedecendo as leis de acordo com o local); o respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento (respeitando tratados e acordos de outros países, mesmo que não seja uma obrigação prescrita por lei); e o direito aos humanos.

Se você se interessou sobre os projetos que a Empreender Jr. irá realizar durante o ano, acompanhe as mídias sociais e fique por dentro de tudo que vai acontecer.

#responsabilidadesocial #empresas #sociedade #projetossociais #rangodobem

639 visualizações