• Empreender Jr.

Você sabe quem são seus clientes?


Toda instituição, seja ela com fins lucrativos ou não, trabalha para alguém, para suprir determinada necessidade e despertar um sentimento de felicidade ou satisfação. Agora imagine fazer isso sem conhecer para quem é seu público-alvo, como ele é e do que precisa, praticamente impossível não é?

Conhecer o cliente da sua empresa é vital para que melhores resultados sejam alcançados, assim poderá garantir que seu produto ou serviço seja adaptado ao que ele realmente deseja e que esse chegue até ele, evitando produzir “um ouro indesejado”, ou seja, algo que no planejamento parece fantástico e que o público não irá comprar quando lançado.

“Ah, mas eu anoto quando e o que ele compra, então conheço meu cliente certo?” Podemos dizer que não, essas informações de venda não são suficientes para garantir um entendimento, é necessário ir além, ter bem definido seu público antes que ele efetive a compra, saber se você tem atendido a seus desejos, quanto ele está disposto a pagar, onde encontrar ele e principalmente como se comunicar para transmitir uma mensagem segura. A partir de um bom conhecimento sua empresa conseguirá conquistar cada vez mais e mais clientes, saberá como direcionar esforços e otimizar o trabalho para que pessoas fiquem ainda mais felizes com seu negócio uma vez que perceberão maior proximidade entre ambos.

Quando se tem apenas os seus dados básicos não se sabe como ele se comporta fora de sua empresa: se ele consome produtos da concorrência, se deixa de gastar dinheiro em determinada área, se o poder de compra aumentou ou não e até mesmo se ele tem indicado ou criticado sua empresa, isso faz diferença nas ações que a empresa deve tomar para conquistar mais clientes e manter os que já tem.

E como fazer para conhecer meu cliente? Confira 3 passos básicos logo abaixo.

  1. Conheça seu negócio: antes de ir ao ambiente externo é importante ter seu produto e serviço claro em sua mente, como ele funcionará, o que será oferecido e o objetivo dele. Não quer dizer que precisa criar sua empresa e produzir logo de início, pelo contrário, é necessário que conheça seu cliente antes disso, mas nesse momento tenha seu modelo de negócio minimamente desenhado.

  2. Saia às ruas: tendo seu produto desenhado vá falar com as pessoas para quem quer vender, não adianta ficar em sua sala apenas imaginando que eles precisam de x ou y, apenas os próprios compradores poderão te dizer o que precisa. Vá até a rua e pergunte o quem eles precisam, porque eles compraria de você, o que eles não gostam em empresas do setor e demais fatores que podem ser relevantes a você.

  3. Comunique: agora que sabe sobre sua empresa e produto é essencial que comunique a existência do mesmo aos seus clientes, os informe sobre como é importante ele comprar de você e os benefícios que serão gerados.

Esses passos são extremamente básicos quando se fala sobre conhecimento de mercado, existem diversos outros fatores envolvidos como cenário econômico da sua cidade, concorrentes, mudanças comportamentais de clientes e muito mais. Além disso, diversas ferramentas e metodologias podem contribuir para esse conhecimento como Pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação e entrevistas.

Leia mais sobre o assunto, busque refletir e então responder a pergunta dita no início desse texto. Você sabe quem são seus clientes?

Para mais informações acompanhe nossas mídias

  • Facebook - www.facebook.com/empreenderjr

  • Site - www.empreenderjr.com

  • Snapchat - @empreenderjr

#Cliente #mercado #conhecimento #goldencircle #pesquisa #informações #crm #cliente

50 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio