- Empreender Jr.
Como precificar meus produtos de forma justa e lucrativa?

Para precificar um produto dois métodos são os mais utilizados, levando em consideração seus custos de funcionamento e preços dos seus concorrentes. Deve-se levantar todos os custos dos insumos ou da compra do produto que será vendido, também devem ser considerados os custos de funcionamento da empresa, como energia, funcionários, aluguel, embalagens, impostos e outros. Então é possível conhecer o custo real do produto para a empresa, podendo estabelecer em cima desse valor uma margem de lucro escolhida pelo proprietário. Assim teremos um preço inicial de venda, porém deve-se comparar o mesmo com os dos concorrentes e analisar se o valor está abaixo do valor de mercado e tem qualidade igual ou superior aos concorrentes, a margem de lucro pode ser aumentada; caso o preço esteja acima do mercado, seus custos devem ser abaixados e se possível a margem de lucro.
Para atrair clientes algumas empresas utilizam várias estratégias utilizando diminuição de margem de lucro, como por exemplo empresas que oferecem combos de serviços/produtos, venda a preço de custo de alguns produtos e consequentemente ganham em cima de outros.
Outra estratégia é a precificação conforme a comparação entre oferta e demanda. Algumas empresas elevam a margem de lucro quando a demanda está elevada e diminuem quando está mais baixa, já para outras é mais compensatório vender um produto com margem de lucro menor e a demanda se elevar, com isso aumenta de forma considerável o lucro.
Para mais informações acompanhe nossas mídias
Facebook - www.facebook.com/empreenderjr
Site - www.empreenderjr.com
Snapchat - @empreenderjr