• Empreender Jr.

Lições aprendidas nos erros e acertos, por que retê-las?


Desde de criança somos educados que errar é algo ruim, vergonhoso e merecedor de punitivas. Essa crença é tão forte em nossa sociedade que impede que as organizações aprendam com as falhas cometidas. É incontestável a importância de aprender com os erros, uma empresa que sabe faze-la com sabedoria e de forma constante tem um futuro promissor, contudo ainda são raras as organizações que praticam a cultura do aprendizado.

Para implementar uma cultura de aprendizado é fundamental mudar o pensamento sobre as falhas, errar nem sempre é ruim, na vida organizacional, as vezes é ruim, as vezes é inevitável e outras, até bom. É claro que os erros devem ser identificados e evitados, contudo é importante que os líderes da organização saibam diferenciar os tipos de erros, como conte-los e como lidar com os responsáveis.

Identificar a natureza de um erro é o primeiro passo, existem três tipos de erros os evitáveis, os ligados à complexidade e os inteligentes. Os erros evitáveis são os considerados “ruins” geralmente são causados por desvios nos processos, falta de atenção ou incapacidade. Estes possuem fácil identificação das causas e das soluções cabíveis, nestes casos, vale censuras aos colaboradores, uma vez que o erro poderia ter sido evitado de forma simples.

Os erros ligados à complexidade estão associados as incertezas inerentes a atividade, serviços que nunca foram realizadas antes ou a dependência de fatores externos. Estes erros apesar de intrínsecos as atividades, ainda são passivos de previsões, quanto mais a empresa investir nas análises de risco e se antever, melhoras será sua postura diante das incertezas.

Por último temos os erros inteligentes, são considerados os erros “bons”, pois geram conhecimento e podem proporcionar uma vantagem em ralação aos concorrentes. Ocorrem quando a empresa investe em experimentos (produtos ou práticas) e a partir de um erro, se obtém algo novo.

Vale salientar que tolerar falhas, te todos os tipos, não irá promover a mediocridade ou a falta de comprometimentos dos colaboradores. Uma vez que a empresa não está negligenciando as atitudes erradas, mas sim, buscando compreender e agir de maneira prudente.

Uma organização que promove um ambiente em que os colaboradores se sintam segurar para falar sobre as falhas, principalmente, quando elas ainda são pequenas e podem ser solucionadas de forma simples. Que incentiva e parabeniza as pessoas que empoem os problemas, que questionam ou mostram preocupação com a empresa, desta forma a organização estará passando a mensagem correta, que busca o aprimoramento continuo e qual sua postura com relação aos problemas.


#erros #acertos #liçõesaprendidas

107 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio