• Empreender Jr.

Quais os prejuízos de não trabalhar a Gestão de Pessoas?


O termo Recursos humanos teve uma evolução, sendo chamado agora de Gestão de Pessoas, que além de um departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano. É uma das práticas que mais deve ser disseminada entre todos da empresa, assim, Gestão de Pessoas não é exclusivo apenas de uma área. É algo que deve ser disperso principalmente nos líderes , sendo responsável pelo conhecimento de seus membros, sabendo como lidar com eles, desenvolvendo-os e capacitando-os.

Pode-se dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os membros passam por essa área. É também responsável pela divulgação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos interiores, e os mecanismos de funcionamento dos dados que fazem a empresa. Afinal, uma empresa é feita de pessoas e são elas que irão garantir o sucesso ou falta dele dentro de uma corporação. Portanto, ter gestão de pessoas não significa que as contratações da empresa e benefícios dos membros acabaram, significa que além disso estamos gerindo as pessoas em seus devidos lugares,dando-lhes treinamentos e acompanhando seu desempenho ao longo dos dias, meses, semestres ou anos.

Aplicar uma correta Gestão de Pessoas é uma segurança de que todas as necessidades dos funcionários da empresa serão atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos que têm a capacidade de estarem. De tal modo, essa coordenadoria tem tido cada vez mais atenção pelas empresas pois ela visa membros capacitados, felizes e motivados, que gerarão um maior empenho e engajamento na realização de tarefas, pois administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa de suas concorrentes.

Os principais assuntos de gestão de pessoas tratados numa analise geral de empresas são: descrição de cargos,planejamento e administração de cargos e salários,recrutamento, seleção, admissão e demissão de funcionários,orientação e integração de novos colaboradores,criação de incentivos e benefícios,clima organizacional,avaliação de desempenho, comunicação aos colaboradores e vários treinamentos e outras coisas que trazem desenvolvimento.

Os prejuízos de não trabalhar com ela são: um clima organizacional com pouca ou sem motivação o que pode gerar um ambiente chato , no qual os membros estão ali muitas vezes por dinheiro sem desejarem crescer , se desenvolver , rendendo muito menos do que uma empresa motivada com gestão de pessoas.Vale lembrar também que, independentemente do nível hierárquico que a pessoa se encontre seu estímulo deve ser igual para que não cause situações injustas e invés de motivação acabe acontecendo o inverso.Podendo gerar também uma contratação irregular, que consequentemente tem uma baixa produtividade.

Tendo também a falta de um acompanhamento pessoal, sem o conhecimento do que esta faltando para que aquilo renda mais , assim não instiga o funcionário a evoluir, pois não se conhece seu ponto fraco.

Afim de que não se tenha um clima organizacional repetitivo a empresa tem que buscar inovar sempre, e deixar o espaço mais agradável como é o caso da Google que contém espaço de lazer dentro do próprio ambiente de trabalho e nem por isso é considerada ruim. Para que contratações irregulares não aconteçam, é necessário um estudo da personalidade do membro, pois assim saberão com que tipo de pessoa estão lidando, podendo saber o ambiente ideal para que o mesmo trabalhe , dando à devida atenção para as habilidades da pessoa , como por exemplo: não adianta eu ter uma pessoa que goste de comida e não saiba cozinhar para exercer tal função.

Depois de entender um pouco mais sobre a importância da Gestão de Pessoas cabe a você, enquanto empreendedor, analisar qual a necessidade da sua empresa e como aplicar essas práticas nela, garantindo sempre um clima agradável a todo, um desenvolvimento contínuo para que a mesma possa crescer ainda mais, tornando a Gestão de Pessoas um diferencial da sua empresa.


0 visualização
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio