CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

A importância do planejamento!


Ser um empreendedor no Brasil é uma tarefa que exige resiliência e muito planejamento prévio. As dificuldades que o empreendedor já enfrenta normalmente são frequentes e aparentemente infinitas. Antes do artigo, uma observação importante: a característica indispensável para um bom planejamento é a disciplina! Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. Nesses últimos anos, temos ouvido falar em “empresas zumbis” que são nada mais do que as empresas que não estão exercendo seu papel da melhor forma, muitas vezes endividadas, sem expectativas de melhorias, apenas sobrevivendo enquanto conseguem no mercado. E essa situação é extremamente desgastante para os funcionários, proprietários e clientes.

Antes que sua empresa se afunde em meio a cartões de créditos, faturas e todo tipo de dívidas, é importante planejar suas metas financeiras de curto e longo prazo, a partir da análise da situação financeira, para que reflita nas melhores tomadas de decisões sobre o negócio.

O planejamento financeiro reúne um conjunto de ações e controles, desde acompanhar contas até preparar orçamentos, tudo em prol do monitoramento e melhor desempenho das finanças da empresa. Portanto, a ordem de instrumentos pode variar de negócio para negócio, mas em geral, engloba pelo menos a gestão do fluxo de caixa e a idealização orçamentária da empresa. São esses fatores, principalmente, que vão permitir que sejam desenhados roteiros de metas e objetivos a serem conquistadas, além de compreender quais ações devem ser tomadas para a execução desses propósitos.

Uma dica preciosa: Invista a maior parte do seu tempo na atividade principal do negócio, pois assim, seu dinheiro deve seguir o mesmo caminho.


134 visualizações