• Empreender Jr.

Plano de Negócios


Quando se vai organizar uma festa é preciso decidir então: o local, a data, os convidados, enfim tudo para que de fato essa festa aconteça com sucesso. No mundo dos negócios não é diferente, quando um empreendedor sente que é hora de abrir um negócio ou expandir um existente, é preciso então organizar todas as ideias e alocar recursos diferentes nos lugares certos. Sendo um Plano de Negócio uma ferramenta de planejamento que organizará suas ideias, projetar suas futuras receitas e retornos, analisará o mercado e público alvo, viabilizando assim economicamente o produto ou não e especificando então as características do produto ou serviço.

Dessa forma, podemos descrever as etapas do Plano de Negócio da seguinte maneira:

Etapa 1- Sumário Executivo:

Essa primeira etapa consiste basicamente no conjunto de informações primárias do empreendimento, ou seja, enquadramento tributário, forma jurídica, capital social. Embora o sumário executivo compreenda a primeira etapa do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, o sumário deverá deixar clara a ideia e a viabilidade de sua implantação. Informações mais detalhadas virão nas etapas seguintes.

Etapa 2- Análise de Mercado:

Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas soluções para algo que precisam ou desejam. Aqui então o trabalho vai ser de identificar essas soluções e conhecer melhor seus clientes, concorrentes e fornecedores.

Etapa 3 - Plano de Marketing

Nessa etapa do Plano, o trabalho será voltado para o estabelecimento de preço,estratégias promocionais e de comercialização, localização do negócio e a descrição dos principais produtos ou serviços. A importância dessa etapa dá-se então pela melhor forma de como o negócio entrará no mercado.

Etapa 4 - Plano Operacional

Aqui é definido tudo o que um negócio irá precisar quanto a estrutura e capacidade através do estudo de Layout ou arranjo físico, da capacidade produtiva comercial e de prestação de serviços, dos processos operacionais e por fim da necessidade de pessoal.

Etapa 5 - Plano Financeiro

No Plano Financeiro o trabalho vai ser de determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa ou negócio comece a funcionar. O investimento total é formado pelos: investimentos fixos,capital de giro e investimentos pré-operacionais.

Etapa 6 - Construção de Cenários

Nessa parte da ferramenta o trabalho se dá na construção de cenários quanto ao novo negócio, cenários esse: pessimista, realista ou otimista. Esses cenários demonstram a projeção de resultados da empresa em três ambientes com características de mercado diferentes.

Etapa 7 - Análise Estratégica

Por fim, a última etapa do Plano de Negócio consiste na Análise Estratégica usando para isso a matriz SWOT (F.O.F.A) para então formular as diretrizes estratégicas.

Contudo, pode-se concluir que o Plano de Negócios é um imprescindível ferramenta para a construção de uma ideia, de um negócio com possibilidades de retornos e crescimento a longo prazo.


67 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio