• Empreender Jr.

Modelo de Negócios e Plano de Negócios: qual a diferença?


Ultimamente, ser empreendedor, inovador e estruturar seu próprio negócio é um assunto muito comentado pelos jovens. No entanto, muitas dessas pessoas, ao desejar abrir seu próprio negócio ou startup, acabam confundindo duas coisas que, na verdade, são complementares - o Modelo de Negócios e o Plano de Negócios.

É considerável a quantidade de pessoas que confundem essas duas técnicas, mas existem diferenças: enquanto uma possibilita a visão geral do seu negócio em uma única folha (Modelo de Negócios) a outra traz uma análise detalhada em um grande número de páginas (Plano de Negócios). Mesmo sendo diferentes, é necessário que elas estejam alinhadas de modo que se o Modelo de Negócios for alterado, o Plano de Negócios deve ser refeito, pois o Modelo serve como base de reflexão e análise da empresa para a seguir estruturar o Plano, com a função de apresentar caminhos para a empresa atingir seu objetivo.

Para entender melhor, o modelo de negócios é um conjunto de análises sobre o próprio conceito da empresa. É um documento com os conceitos de entrega de valor ao seu público de interesse, seja ele seus acionistas ou colaboradores. O modelo de negócios deve definir a forma pela qual a empresa criará valor para seu público, qual será seu modelo de receita e como as áreas e processos de negócio estão interligadas para fazer com que a empresa funcione e gere valor aos clientes.

Se bem elaborado, o Modelo de Negócios ajuda a visualizar como a empresa pode operar para se sustentar, bem como seus diferenciais e sua estratégia de mercado.

Já o Plano de Negócios, é um documento com um conjunto de informações, cálculos e análises que auxilia o empreendedor na hora de verificar se o projeto é viável ou não. Este documento deverá apresentar planilha de custos, investimento, a necessidade de recursos para colocar a empresa em operação, a estratégia de crescimento e de marketing e vendas, assim como a projeção de receita e lucro para os próximos anos e outros índices financeiros.

Com o documento pronto do Plano de Negócios, que demora meses de execução, você reduz os riscos do seu investimento e planeja detalhadamente cada etapa e tem a possibilidade de corrigir erros antes mesmo de tirar a ideia do papel.

Desta forma, essas duas ferramentas norteiam o empreendedor na hora de tomar decisão quanto a abertura do seu negócio. Para que suas decisões sejam mais efetivas, existem diversos guias para utilizar o Plano de Negócios e o Modelo de Negócios. O Modelo de Negócios também possui uma ferramenta muito utilizada, o Canvas que serve para visualizar e planejar as principais atividades e funções exercidas pela empresa auxiliando no processo de criação, diferenciação e inovação. Ele é dividido em nove blocos: parceria chaves, atividades chaves, recursos chaves, estrutura de custos, fontes de renda, proposta de valor, relacionamento com clientes, segmentos de mercado e canais de distribuição. Todos esses especificando o modelo de negócio para construção de um plano mais efetivo.


93 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio