CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

Por que o conhecimento de mercado pode ser um diferencial competitivo?


Vivemos na Era da Informação, presenciamos a mudança da economia baseada nas indústrias para a economia baseada nas informações. A capacidade de organizar e analisar dados para gerar informação e conhecimento tornou-se um processo essencial para garantir a perenidade das empresas num ambiente cada vez mais competitivo.

A sobrevivência no mercado está condicionada a muitas variáveis no ambiente externo das organizações, estar atento às mutações ambientais e antecipar-se às oportunidades e ameaças pode posicionar a empresa favoravelmente diante das incertezas. É necessário estar munido de informações acerca da conjuntura econômica, como aquecimento ou retração da economia; questões políticas e sociais que impactam nos negócios; apurar as principais tendências no ambiente setorial; acompanhar as tecnologias da indústria e abertura de novos mercados, dentre tantos outros aspectos fundamentais.

Uma ferramenta que pode ser eficiente na hora de abordar todos esses fatores é o S.I.G. um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa. Com base nesse conceito: um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).

Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização, ele teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.

Pôde-se observar que para as empresas executarem suas atividades com segurança, precisão e eficiência, ela deve implantar um sistema de informação gerencial. Devido o mercado competitivo, as organizações necessitam estar atentas e adotar softwares dos mais atualizados, pois para treinar seus funcionários e alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização. Como foi visto também, o S.I.G. possui suas classificações, que estas se especificam em seus tipos organizacionais dentro da empresa, dando suporte ao gerenciamento e aos colaboradores da empresa. Quando as empresas adotam um S.I.G. ela colabora para com seus funcionários também, pois ajuda no processo de atividades tornando mais eficiente dentro da empresa em relação às atividades diárias da organização.

#mercado #ferramentas #conhecimento

46 visualizações