CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

Treinamento e desenvolvimento de líderes


Liderança: conheça-te a si mesmo e terás

Atualmente uma das palavras mais usadas nas grandes, médias e pequenas corporações é liderança. Mas, o que de fato é liderança? Liderança é mesmo algo que deve ter a sorte de se nascer com ou podemos desenvolvê-la? Essas são uma das questões que assombram quem acredita não possuir essa característica. Viemos por meio deste texto mostrar-lhes que liderança não é um bicho de sete cabeças, mas sim algo passível de ter e melhor ainda, de desenvolver. É importante compreender melhor seu conceito: liderar é a capacidade de inspirar pessoas, influenciar o comportamento fazendo que os objetivos sejam alcançados.

Primeiramente é necessário quebrar o paradigma que liderança é algo nato nas pessoas que demonstram tê-la, algo complexo e relacionado aos cargos que essas mesmas pessoas exercem. Liderar é uma competência, ou seja, é um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que podem ser treinadas e desenvolvidas. Segundo o portal do Instituto Brasileiro de Coaching para chegar na liderança é preciso que se conheça a organização onde trabalha, um bom líder entende toda a máquina que move sua organização e não somente sua engrenagem. Tem que estar sempre preparado, com uma gestão de tempo e um planejamento estratégico pessoal bem alinhado. E também valorizar seus colegas, conhecê-los, suas habilidades e dificuldades, criar empatia e respeito com eles, pois em uma equipe há confiança e respeito mútuo.

Segundo, vemos a liderança não só no âmbito organizacional. Ela existe também no âmbito pessoal. Como já dito, liderança tem como ser desenvolvida. Há algumas habilidades que antecedem a liderança pessoal, e essas são internas de cada indivíduo. É interessante pontuar que para uma liderança pessoal é necessário integridade e determinação para com seus objetivos. Integridade quer dizer estado ou característica daquilo que está inteiro, ou seja, seus objetivos dependem de um caminho para serem alcançados, e não importa o que houver nesse caminho, o seu foco deve estar único e exclusivamente voltado para seu objetivo fim. E determinação é o complemento da integridade, vem para mostrar que a desistência perante os obstáculos não serão produtivas para a conclusão de seu objetivo, então determinação para conseguir o que deseja.

Baseado nesses pensamentos sobre liderança, as organizações devem preocupar-se na formação dos seus líderes. Que esses líderes compartilhem dos objetivos da empresa e assim todos da organização trabalhem em prol dos mesmos. Muitas empresas investem pesado para o desenvolvimento dos seus membros, como dinâmicas e treinamentos de auto-conhecimento, com desenvolvimento de programas como PMAI (Programa Membro de Alto Impacto), que visa não só o desenvolvimento da liderança pessoal e profissional mas sim um membro capaz de impactar a sociedade em qualquer âmbito que desejar.

Existem ainda várias empresas no mercado que trabalham com este serviço por meio de treinamentos, cursos ou técnicas de coaching, para que tenham resultados positivos na hora de um de seus funcionários assumirem um cargo que exija um aspecto de liderança, para que esse funcionário seja um líder, e não um chefe, e que traga consigo as principais características atribuídas a um líder: orienta sua equipe, acompanha a execução do trabalho da sua equipe, confia na sua equipe e assume a responsabilidade perante qualquer coisa que aconteça dentro da equipe.


134 visualizações