• Empreender Jr.

Parcerias, relacionamentos de auxílio mútuo.


É de fácil compreensão que uma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. Mas identificar, “com quem realizar?”, e “por que realizar?”, são perguntas que as respostas nem sempre estão na rotina do gestor.

Porém, essas parcerias podem e devem ser desenvolvidas em diversos âmbitos do negócio, podendo ser realizada entre a empresa e seus os fornecedores e os distribuidores. Entre as empresas que oferecem produtos e serviços diferentes, porém, que estão no mesmo mercado de atuação, possibilitando que se complementem e somem forças para atender o público, como no caso de uma academia de ginástica em parceria com uma loja de suplementos.

Pode ser realizado entre empresas que não estão no mesmo mercado de atuação, mas se tornam parceiras para agregar ao consumo do cliente, como, lojas que realizam parceria com estacionamentos.

E até mesmo por empresas que concorrem no mesmo segmento, e tornam-se parceiras sem realizar fusões, com o intuito de desenvolver ações estratégias, que podem ser desde aumento da escala em compras de matéria prima até uma maior de participação de mercado, entre outras diversas motivações.

É importante o gestor compreender que as parcerias consistem, basicamente, em gerenciar relacionamentos de auxílio mútuo nos quais todos saem ganhando: o empreendedor, o parceiro e o cliente.

Assim após a compreensão de quais suas possíveis opções, o ideal é que seja efetuado um estudo sobre, qual a forma de parceria realizada e identificar o que ela e a outra empresa, como futuras parceiras, estão dispostas a oferecer e durante quanto tempo. Pois, o planejamento e o contrato para uma parceria não devem se tratar de desenvolver vantagens sobre seu parceiro, e sim um relacionamento de empatia com ele e o cliente, onde ambos passam a ter conhecimento sobre as necessidades e dificuldades do outro, e em especial as do cliente.

Dessa forma, vale ressaltar que quanto mais sinérgicas estiverem as empresas parceiras, mais proveitoso se torna a ação, pois além de conseguirem se alavancarem criam diferenciais para seu cliente, em qualquer tipo de negócio.

Entre as diversas vantagens competitivas, exclusivas de cada setor, as parcerias entre empresas de maneira geral possibilitam aprender mais sobre o mercado de atuação que se está inserido. Uma vez que há o relacionamento com outras empresas que tem visões distintas sobre uma mesma área de atuação, levando em consideração o mesmo público e por vezes até o mesmo porte da empresa.

Sendo assim, se bem estruturadas e exploradas as parcerias podem ser a estratégia que levará não só uma única empresa, mas as empresas a sua volta e possivelmente todo um mercado de atuação, ao um novo nível de exposição.


0 visualização
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio