• Empreender Jr.

Marketing de Guerrilha: Quando a criatividade vence a guerra


Sabe-se que as estratégias de guerra servem como base para diversas formas de gestão, e com Marketing de Guerrilha não é diferente. O nome pode causar a curiosidade em empresários, mas além do nome o conhecimento da estratégia como um todo é essencial para empresas que querem se comunicar com o seu público utilizando meios mais diversificados e impactantes no momento certo.

O termo surge em no período pós-guerra do Vietnã, no final dos anos 70, período em que os consumidores americanos começavam a demonstrar baixas reações à publicidade tradicional, o que permitiu que algumas empresas repensassem em suas estratégias e começassem novas experimentações.

A referência a modalidade de combate não é por acaso, pois se trata de uma estratégia de guerrilha propriamente dita, aplicada ao campo de batalha -mercado-, e que reúne uma série de ações- nesse caso de marketing- pontuais, rápidas e imprevistas para se atingir um objetivo maior.

A essência do marketing de guerrilha é atingir objetivos convencionais, como lucro e satisfação, por meio de métodos não convencionais, como investir mais energia e criatividade no lugar de mais dinheiro.

E não é por acaso que o potencial dessa estratégia é muito utilizado pelo mercado, uma vez que gera possibilidades infinitas de oportunidades de divulgação, que são de altíssimo impacto e custos baixíssimos.

O marketing de guerrilha tem como seu diferencial o fato de que as promoções das empresas não podem parecer uma propaganda, mas sim terem como o objetivo intrigar, deixar os receptores da informação se perguntando o que está acontecendo e se é intencional ou até mesmo real.

Geralmente essas propagandas são feitas na rua, sem muito custo e com alto poder de impactar as pessoas.

Sendo utilizado todos os recursos disponíveis no espaço, dessa forma: árvores que, com o adesivo de um garfo no lugar dos troncos, transformam-se em brócolis, faixas de pedestre que viram batatas fritas, bueiros que viram bocas precisando urgentemente de um enxaguante bucal, entre outras.

Trata-se de um alto impacto com baixo investimento, quanto mais inesperada e surpreendente for a ação da empresa, maior se torna a chance dessa empresa conquistar os consumidores. Não importa porte da empresa, no caso de uma pequena companhia, o marketing de guerrilha pode ser uma alternativa para se destacar, e se tornar mais conhecida que as demais. Empresas de grande porte podem separar a verba para esse tipo de estratégia e ter cada vez mais recursos e tecnologias à disposição para praticar a modalidade.

O que importa é ter conhecimento e utilizar essa estratégia, pois ela possibilita a empresa ressaltar ou até mesmo traçar sua personalidade perante o consumidor, se permitindo criar uma nova forma de usar as mídias de comunicação e por vezes até mesmo criar uma nova mídia.

#MarketingDeGuerrilha #Marketing #Impacto #Divulgação

0 visualização
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio