• Empreender Jr.

Pós faculdade: Grandes Empresas ou Startups?


Matheus Fonseca

Foi Presidente da Empreender Jr. na gestão de 2015 e Diretor de Gestão de pessoas na gestão de 2015, gerente comercial e vice presidente do conselho em 2016.

Atualmente trabalha na empresa Movile, mas tem toda uma relação e trajetória em startup desde o período da faculdade.

“Era o que eu precisava, a possibilidade de decidir entre uma grande empresa e uma startup”

Há 1 ano atrás estava passava eu por um dos momentos mais importantes da minha vida, fim da faculdade, início de carreira, mudança de cidade. Mas onde seria o melhor lugar para começar minha carreira? Em qual empresa? Em qual setor? Em conversas com conhecidos e família sempre surgiam aquelas de sempre, indústrias, bancos e até órgãos públicos. Mas era isso que eu precisava e queria? Segui o fluxo! Me inscrevi em diversos processos de grandes/tradicionais empresas e passei, pronto estava escrito meu início de carreira.

Mas desde a faculdade sempre fui muito ligado ao tema empreendedorismo, a forma como pessoas e startups estavam modificando alguns mercados. Era incrível ver que ideias poderiam se tornar grandes negócios, gerando renda, mudando a estrutura de alguns setores tradicionais, fazendo as “grandes empresas” temerem e impactando muitas vidas. Talvez uma startup fosse uma boa alternativa, só pensei.

Mas eis que, alguns dias antes de assinar o contrato com a empresa que eu tinha escolhido, fui abordado no linkedin por uma pessoa que eu tinha conhecido em alguns eventos, ele tinha um convite para que fizesse parte de um time de uma startup que ele estava liderando. Era o que eu precisava, a possibilidade de decidir entre uma grande empresa e uma startup. Foi ali que me inseri ainda mais nesse ecossistemas de startups, trabalhando inicialmente na E-Moving (aluguel de bike elétrica), passando pela EVNTS (tecnologia de reserva de hotéis) até que em janeiro entrei na Movile (líder em marketplaces móveis da américa latina) que não é mais uma startup no sentido literal da palavra, mas que preserva muitas características e engloba dentro da sua estrutura diversas startups incríveis como o iFood, Sympla, PlayKids, Maplink, Rapiddo.

Logo no início do meu estágio na Movile fui surpreendido por diversos motivos, confirmando que a escolha que eu tinha feito era realmente a melhor para aquele momento. Vou passar por alguns desses motivos para mostrar características que uma empresa como a Movile tem que a diferencia de alguns mercado e setores. Importante, não é melhor ou pior, isso vai depender muito do seu perfil e do que você busca para o seu trabalho.

  • Espaço para criar: desde a primeira semana de onboarding uma mensagem, reforçada muito pelo CEO, tinha ficado clara, na Movile nós precisamos inovar muito e inovar rápido, testando ideias e aprendendo com elas para que cada vez criemos um negócio gigante cheio de histórias incríveis.

  • Gente boa forma gente boa: @s Movilian@s nos receberam de braços abertos, super dispostos a nos ensinar tudo que sabiam, explicar como o business funcionava, dar treinamentos e tirar dúvidas. Eles realmente nos viam como uma força que estava sendo somada ao time.

  • Gente boa entrega resultado: as metas são ousadas, são gigantes. Temos como maior sonho melhorar a vida de 1bi de pessoas por meio dos nossos apps até 2020, para que alcancemos esse objetivo precisaremos entregar muito resultado.

  • Foco em impacto: era e ainda é incrível enxergar como as pessoas tem claro em sua mente o nosso foco, impactar a vida das pessoas. Em todas as conversas, reuniões, cafés e treinamentos isso foi reforçado, todos trabalhamos para isso.

Além desses existem outros diversos pontos que poderiam ser ressaltados que estão presentes na Movile e que, de uma forma particular, também estão presentes em outras startups, mas com certeza esses foram os que logo no início despertaram minha atenção e mostraram que eu estava o lugar certo.

Trabalhar em uma startup ou em uma empresa que saiu desse estágio recentemente será sempre um desafio, resultados serão exigidos, muitas vezes o cenário não será favorável e o orçamento será menor que o da empresa tradicional. Mas no final do dia você percebe que seu desenvolvimento foi exponencial, que existe um mar de oportunidades pela frente e que a empresa que você está ajudando a construir muda a vida de alguém.

E vale reforçar, não existe melhor ou pior empresa/mercado, existe o que você mais se identifica e que vai potencializar suas características. Eu encontrei isso no ecossistemas de startups e mais especificamente na Movile, enquanto outros amigos estão super felizes em bancos e indústrias. Tudo é uma questão de escolha!


68 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio