• Empreender Jr.

Importância da Pesquisa Organizacional e dicas de como realizá-la em sua empresa


Entenda o que é uma pesquisa de clima organizacional e como ela pode afetar sua empresa, além de aprender como fazê-la e algumas dicas para não errar na prática.

A pesquisa de clima organizacional (PCO) é utilizada para coletar diversos dados da empresa e dos respectivos departamentos, nela podemos coletar a percepção dos funcionários diante da organização dos gestores e da equipe em relação a fatores que podem afetar seu desenvolvimento ou motivação e consequentemente os resultados da instituição.

Pesquisas apontam que um bom clima organizacional traz benefícios para a empresa. Alguns desses benefícios são: funcionários engajados desempenhando melhor suas atividades, equipe com espírito de dono, desenvolvimento notável da organização, fortalecimento do endomarketing.

Uma PCO traz informações sobre a satisfação dos funcionários no modo como realizam suas atividades e nos processos que interagem, como também, as relações com seus líderes diretos e indiretos, sobre o ambiente físico (falta de materiais, local organizado e limpo, cadeiras confortáveis), ambiente comportamental (relações sociais, hierárquicas, fatores psicológicos), políticas da empresa, atritos internos e ruídos na comunicação, podem trazer comunicação direta com funcionários para maior poder de voz dos mesmos.

Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?

Primeiramente, é necessário traçar um objetivo geral para a pesquisa, o porquê você deseja coletar essas informações e se uma PCO solucionará seu objetivo. A partir disso, você também traçará objetivos específicos que poderão ser coletados dentre as perguntas que podem ser fechadas (facilita na compilação dos resultados e traz dados quantitativos) ou perguntas abertas para ouvir a opinião do funcionário. Nesta etapa, é necessário atenção para a compilação dos dados, o conjunto das duas formas é o mais ideal.

A PCO pode gerar grande desconfiança para os funcionários em relatarem sobre os descontentamentos dentro da empresa, por isso, as informações coletadas devem ser confidenciais e sem identificação. Importante também que a pessoa que esteja aplicando crie um ambiente confiável, explicando os objetivos e como a coleta eficaz daquelas informações serão importantes para a empresa e para o próprio funcionário.

Sugestão: quando a empresa não tem um setor de Recursos Humanos, não coloque como aplicador o proprietário ou supervisor da equipe para entrevistar, é mais adequado a contratação de uma consultoria ou a aplicação de questionários anônimos pela empresa.

Com os objetivos traçados será necessário ter perguntas claras que respondam os objetivos de acordo com o público que está lidando. Consequentemente é dado início a elaboração do questionário ou entrevista que será aplicada na empresa.

Dicas: perguntas quantitativas serão de mais fácil mensuração final, porém é interessante reservar espaços para descrever a opinião do colaborador, outra dica seria fazer aplicação teste dos questionários ou entrevistas com poucos funcionários para correção de ambiguidades, coerência nas perguntas, entre outras.

Com os dados coletados, faz-se a análise dos mesmos, destacando os pontos a serem melhorados e apresentando para a empresa, para manter seus funcionários informados e alinhados, além de reafirmar a importância que a PCO trará para seu ambiente de trabalho. É interessante a participação dos funcionários da empresa na contribuição de ideias e soluções, pois muitas vezes as ideias parecem ser simples ou irrelevantes, mas na verdade fazem toda diferença.

Mais importante que coletar esses dados, são elaborar e executar planos de ação em todos os pontos destacados, colocando prazos e metas para que eles sejam efetivamente resolvidos. Importante também ressaltar, que deve haver periodicidade na aplicação de uma PCO, no máximo um ano, podendo realizá-la mais de uma vez em casos de conflitos internos, cortes financeiros ou processuais, mudanças de sistema ou gestão, a fim de buscar sempre um ambiente de trabalho agradável em que todos tenham prazer em conviver diariamente.


62 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio