CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

A utilização de drones no mapeamento de terras


Atualmente, o setor agropecuário está cada vez mais buscando novas soluções e perspectivas por meio de tecnologia para aumentar a produtividade e diminuir os custos e desperdícios que envolve determinado tipo de produção (lavoura, gado, etc).

A partir dessa ideia, surgiram dois termos que estão sendo abordados em muitos congressos, análises e novos pensamentos sobre a questão do agronegócio – agricultura e zootecnia de precisão. Focando na agricultura de precisão, como o próprio termo se refere, se tem como ideia o foco na agricultura, aumentando a produtividade utilizando tecnologias e ferramentas. Uma dessas ferramentas é o drone, que vem sendo uma peça fundamental nos mapeamentos aéreos.

O drone é um objeto voador que permite a capacidade de instalação de câmeras para uma determinada função (filmagem, fotos). Na agricultura, esta ferramenta é importante para mapeamento de lavouras, solos, georreferenciamentos, entre outras aplicações, por exemplo: Foi plantado uma lavoura de feijão em uma determinada área, mas um produtor deseja saber uma estimativa de quantas sementes não germinaram, sobrando assim partes com falhas de plantio.

Então, com o drone e softwares ligados com inteligência artificial com ênfase em processamento de imagens, é possível calcular e retirar uma estimativa de quanto foi plantado, quando nasceu e a relação da área plantada com as falhas de plantio da mesma lavoura, por exemplo. Sendo assim, o produtor consegue ter uma visão sistêmica sobre o que acontece de fato com a lavoura, e levar e comparar tais resultados na colheita, além de estar ciente para elaboração de um plano de ação que tais falhas amenizem em uma próxima temporada/plantio.

Com isso, se torna muito mais preciso a coleta de informações sobre determinada lavoura, objetivando sempre reduzir custos e aumentar a produtividade.


21 visualizações