• Empreender Jr.

Neuromarketing - Por dentro do cérebro do seu consumidor


A neurolinguagem surgiu no início da década de 70 e promove um estudo profundo em relação ao funcionamento do cérebro humano aos sinais do ambiente, que podem alterar a sua forma de pensar ou tomar decisões. Atualmente é utilizada por pessoas do mundo inteiro como uma técnica para alterar suas formas de agir ou até mesmo como uma estratégia empresarial visando o aumento dos resultados.

Autores do mundo inteiro se apropriaram desse conceito para publicar milhares de livros explicando inúmeras estratégias para a reprogramação do cérebro, como a mudança de sentimentos e até mesmo a mudança de hábitos. Logo, tais livros se apropriam de diversos estudos sobre os impulsos do ambiente e do nosso corpo que influenciam em nossas ações, como as cores e a sua influência em nossas sensações, ou até mesmo em como a disposição de produtos nos supermercados podem alterar o nosso desejo de compra.

Pensando nas inúmeras utilidades desse campo de estudo, alguns estudiosos resolveram aplicá-lo como uma estratégia de marketing, surgindo assim o Neuromarketing. Logo, o Neuromarketing é a mistura entre neurociência e o marketing, que tem como principal objetivo entender o que faz um consumidor preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel.

Essa estratégia se baseia na premissa de que o processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente como costumamos acreditar, e sim começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro. E assim, o empresário que desejar aplicar a estratégia em sua empresa deve ter o total conhecimento acerca de seu público a fim de tomar as melhores decisões possíveis.

As grandes empresas atualmente fazem o uso constante dessa estratégia, como exemplo podemos citar a Coca-Cola e a Pepsi. Estudos apontam que em testes cegos as pessoas costumam preferir muito mais o sabor da Pepsi do que o sabor da Coca-Cola, no entanto sabemos que a Coca Cola, ainda sim, é líder neste mercado. Logo, o que explica o sucesso da empresa? Geralmente, o lado emocional acaba ganhando no momento em que decidimos entre levar um ou o outro no mercado, em que toda a associação que é feita com a história, marca, cores e propagandas, derrota a preferência do lado racional pelo gosto mais doce e aparentemente melhor da Pepsi, fazendo assim a maior escolha ser da Coca-Cola.

Logo, o Neuromarketing trabalha com as preferências emocionais e inconscientes do nosso cérebro para que o consumidor em questão seja influenciado a adquirir algum produto ou serviço apenas através de estímulos, sendo a escolha de tais estímulos levantadas a partir de um estudo sobre consumidores.

Deseja conhecer melhor os consumidores para aplicar essa estratégia em sua empresa? Entre em contato com a Empreender Jr., nós poderemos te ajudar!

#Marketing #Divulgação #neuromarketing #Pesquisademercado

106 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio