CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio

  • Empreender Jr.

Caderninho ainda pode ser útil na gestão financeira?


Hoje, com o desenvolvimento intelectual e social, questões financeiras tornaram-se rotineiras - principalmente para as organizações. Para tanto, entende-se como gestão financeira, ou das finanças, a organização, controle, gerenciamento de despesas (gastos) e receitas (ganhos) que uma determinada organização conquista em um período mensal, normalmente.

Atualmente, as organizações mais desenvolvidas possuem controles de gerenciamentos financeiros mais modernos, como ferramentas de planilhas e softwares desenvolvidos exclusivamente para suas necessidades. Contudo, mesmo com o avanço da tecnologia, ainda há pequenas empresas que utilizam – ou mesmo preferem o uso de cadernos ou rascunhos para controlar suas finanças, a pergunta é: por que isso ocorre até hoje?

A respeito do desenvolvimento e modernização das organizações, é importante entender antes de tudo, que esse processo não atingiu todas as cadeias, ou seja, ainda há empresas ultrapassadas, com processos já antigos e obsoletos, devido muitas vezes, a falta de experiência, de instrução, de capital para investimentos, entre outros, que os administradores dessas empresas não possuem, ocasionando assim a falta de aplicabilidade, principalmente no setor financeiro que é sempre visto como o coração da organização.

É muito comum notar, no cotidiano, empresas que possuem diversos “furos” nas finanças, seja aquela que não está em dia com seus fornecedores, com sua folha de pagamento ou aquelas que já estão próximas de fechar as portas. Um dos principais motivos que levam uma empresa a chegar a tal estágio é a desorganização das contas, muitas vezes ocasionada por não cuidar devidamente do financeiro, deixando-o armazenado em rascunhos e cadernos.

A partir disso, pode ser entendido que o “caderninho” ainda é visto como algo útil a ser utilizado, mas somente para questões muito superficiais, como as entradas e saídas diárias que podem ser anotadas no rascunho, desde que sejam transferidas, ao final do dia, para uma planilha ou software que obtenha o controle, pois o uso de rascunho pode dificultar a agilidade para tomada de decisões nessa área, uma vez que, os processos ficariam presos a capacidade humana e poderiam gerar ineficiência.

Para alcançar esse controle, é desejável a permanência de uma pessoa fixa cuja função seja cuidar exclusivamente das ferramentas financeiras, o caderninho, dado a sua extrema necessidade e relevância. Outro ponto é a qualificação desse funcionário, pois é comum não haver um preparo sólido para assumir um cargo com mais responsabilidades, a partir disso, a organização deve investir em treinamentos, capacitações e oferecer o respaldo necessário ao colaborador. Logo, é de extrema importância ter uma atenção especial na hora de transferir as informações, pois pode haver um risco, consideravelmente alto, de perder algumas informações.

A Empreender Jr., com base no que foi explanado neste artigo, tem a capacidade e finalidade de atender o mercado de várias formas, incluindo em questões financeiras. Nossos membros são capacitados e possuem o respaldo dos docentes da instituição para atender da melhor maneira o mercado local e regional, a fim de, aperfeiçoar os setores deficientes das empresas e a partir disso, incentivar o empreendedorismo na economia local.

#financeira #gestao #anotações

16 visualizações