• Empreender Jr.

Banco de dados, o segredo para a evolução do seu negócio!

Muitos são os meios para melhorar o seu negócio, porém cada tempo demanda uma necessidade distinta, atualmente as empresas vem utilizando cada vez mais as informações estruturadas em bancos de dados para serem capazes de aumentar seus rendimentos e essa realidade não se restringe somente às grandes organizações, atingindo também empresas de médio e pequeno porte.



Mas, porque a utilização do banco de dados é necessária?


Com clientes cada vez mais exigentes e que buscam atendimentos personalizados, é necessário encontrar uma forma de sair na frente dos concorrentes e nada melhor para isso do que possuir e utilizar de forma eficiente as informações sobre o seu público alvo.

Para realizar isso é preciso, portanto, possuir informações sobre eles, mas não é só isso, é necessário saber organizá-las de forma estruturada e, principalmente, saber utilizá-las assertivamente, com este fim as empresas vem explorando e investindo cada vez mais em bancos de dados sobre seus clientes e fornecedores.


Como é possível ter um banco de dados não sendo uma empresa grande?


Com a era da informação pode-se compreender que as empresas passaram a ter uma maior igualdade quanto ao acesso a informação e para sair na frente é preciso saber utilizá-la corretamente. Um exemplo claro disso é que mesmo pequenas empresas já tem o conhecimento de quais produtos seus clientes mais compram, sabem até mesmo o que cada cliente prefere, em outros casos conseguem dizer como seus fornecedores entregarão seus produtos, se atrasarão, se manterão qualidade dos mesmos.



Quais informações são primordiais para a eficácia do banco de dados?


Todo tipo de informação sobre seu público tem sua importância, desde nome dos clientes, telefone, frequência com que compram, o que compram, ticket médio que gastam, forma de pagamento que mais utilizam, são informações que quando estruturadas em planilhas ou softwares podem demonstrar o comportamento padrão dos clientes das empresas e que podem colaborar para o planejamento de estoques, planejamento financeiro e o planejamento estratégico da organização.


O que é necessário para formar um banco de dados?


Para iniciar esse tipo de empreitada a empresa deve verificar o quanto está disposta a investir tanto em softwares como em treinamento para seus colaboradores. Uma possibilidade é optar por iniciar a utilização de planilhas ou softwares livres que auxiliam na estruturação de dados e na Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), com isso será possível estruturar adequadamente a informação, além de ser capaz de organizar suas ações para atingir cada cliente.


>> Qual a importância do CRM para o seu negócio?

>> Funil de Vendas: Cada etapa do processo!


A partir dos dados coletados, como devo agir?


Uma possibilidade é de realizar um marketing direto e personalizado, basicamente a empresa faz propagandas de produtos que ela tem ciência que o cliente já comprou ou que se adequariam bem devido ao perfil de consumo daquele cliente, sendo que este conhecimento se torna possível devido a possuir as informações de consumo de cada cliente estruturadas em seu banco de dados.



CONCLUSÃO!


As consequências e resultados da utilização de um sistema de gerenciamento de banco de dados, assim como uma boa implementação de um CRM pode potencializar os ganhos da empresa e principalmente pode fazer com que a satisfação dos seus clientes aumente, gerando não somente benefícios econômicos para o seu negócio como também publicidade e fidelização!


Ficou interessado? Gostou do artigo?

Assine a nossa newsletter para receber ainda mais conteúdos como esse e se quiser implementar um Banco de Dados na sua empresa ou negócio, entre em contato com a gente!!


#BancodeDados #Consultoria #Informação #Empreendedorismo


29 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio