• Empreender Jr.

Faça o seu controle financeiro de uma maneira simples!

O crescimento sustentável das organizações depende de diversos fatores. Estratégia de marketing, vendas, processos operacionais e uma boa gestão financeira são essenciais para um desenvolvimento conciso, duradouro e eficaz de um empreendimento no mercado.


É essencial que as empresas tenham o controle das entradas e saídas monetárias e de suas aplicações, sejam elas por meio de capital recebido de uma investidora, empréstimos bancários ou de uma fonte interna. Independentemente do porte ou área de atuação da empresa, o fluxo de caixa se tornou imprescindível para os negócios.


O objetivo dessa ferramenta é apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos.




Mas o que é, precisamente, fluxo de caixa?


Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro na qual busca monitorar quanto dinheiro está entrando e saindo de sua empresa, o momento que essas movimentações aconteceram e acontecerão e, a partir disso, fazer previsões de como seu caixa estará em uma determinada época.


É por meio desta ferramenta que se mantém a vida financeira do empreendimento organizada. Assim, é possível ficar ciente de todo o dinheiro da empresa, tanto as receitas quanto as dívidas, a fim de tomar as melhores decisões na hora de remanejar os valores para setores que a empresa necessite, por exemplo, impedir o atraso dos pagamentos dos impostos que incidem sobre a empresa.


Qualquer falha na previsão de prazos dos recebimentos e dos pagamentos, incide na falta de dinheiro para pagar as principais contas da empresa, como salários e aluguel, além dos fornecedores. Desconhecer ou ignorar o fluxo de caixa da empresa resulta na falta de controle financeiro e perder o controle não é bom em nenhuma área, principalmente nas finanças.




O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), entidade que acompanha de perto o crescimento das micro e pequenas empresas, recomenda o uso e a manutenção do fluxo de caixa. Algumas vantagens da ferramenta:


  • Analisar, prever, controlar e planejar as entradas e saídas em um período determinado;

  • Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;

  • Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

  • Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;

  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;

  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.


O que deve ser registrado?


Entradas: vendas à vista, vendas à prazo, em cheques (inclusive pré-datados) duplicatas, cartões, rendimentos de aplicações, e outros recebimento.


Saídas: fornecedores, despesas bancárias e financeiras, salários e encargos de funcionários, comunicação - telefonia, internet, correios etc.; manutenções -

equipamentos, veículos, prédios, etc.; retirada pró-labore.


Gastos previstos: até o último pagamento e recebimento conhecido ou o máximo de horizonte adequado às necessidades da empresa.


>>> Quero aprender mais sobre Gestão Financeira

Exemplo na prática!


Para um acompanhamento mensal, o gestor dispõe de diversos métodos e ferramentas para realizar o monitoramento de seu fluxo de caixa no final do mês. Para melhor visualização, a ferramenta apresentará, no mínimo, os seguintes dados no final do mês:

Capital Inicial:

(+) Entradas:

(-) Saídas:

(=) Saldo operacional:

(→) Saldo a transportar: (para o próximo mês)

Com essas informações, você terá uma noção básica da situação financeira de sua empresa, como se está tendo lucro ou prejuízo e se poderá manter as atividades operacionais no futuro.


No início do preenchimento do fluxo de caixa, surgirão dificuldades para elaborar o controle. Mas, em pouco tempo, poderá ser sentida a enorme ajuda e importância de tomar as decisões com base em previsões de entrada e saída de recursos.


Conclusão


Portanto, o fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante na condução da empresa. Com um conhecimento e aplicação correta do mecanismo, a organização pode controlar melhor a área financeira do seu negócio, melhorando a administração, planejamento, visão sistêmica e a eficiência.


4 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio