• Empreender Jr.

Planejamento Estratégico: Qual seu impacto no meu negócio?

Atualizado: Ago 14

Para alcançar o sucesso da sua empresa é indispensável definir um planejamento estratégico que avalie os resultados obtidos até determinado momento e que seja capaz de traçar novas metas e objetivos para o futuro da organização.


É por desta ferramenta que tudo isso se torna realidade.


Preparamos esse artigo com o objetivo de explicar a importância de uma gestão estratégica na sua empresa. Para entender melhor e com mais detalhes, continue a leitura!

O que é o planejamento estratégico?


Antes de tudo, é fundamental entender que o planejamento estratégico é uma abordagem gerencial que funciona como um ponto de partida para as ações que a sua empresa realizará ao longo de um determinado período para chegar até o futuro almejado.


Em outras palavras, podemos dizer que é o processo de reconhecimento da situação atual da sua empresa e a projeção de futuro, ou seja, onde ela deseja estar daqui alguns anos. É como um GPS, primeiro constrói em consenso para onde quer ir, para então calcular a rota que será percorrida até o destino.


Confira aqui 6 ferramentas para utilizar no Planejamento Estratégico.

Finalmente, por que o planejamento estratégico é tão importante para a minha empresa?


O planejamento estratégico que descreve onde a empresa quer chegar e qual caminho será percorrido para alcançar os objetivos desejados, direcionando e unindo todos os esforços na mesma direção.


Assim, ele é responsável pelo alinhamento dos objetivos de todos os colaboradores da organização, independente do departamento que executa suas funções ou do cargo hierárquico que ocupa.


O planejamento estratégico ajuda na administração do tempo e recursos disponíveis para o alcance das metas, focando no que realmente vai trazer prosperidade para a empresa, além de auxiliar na compreensão das mudanças que ocorrem no ambiente externo e interno, facilitando no reconhecimento dos problemas e na identificação de oportunidades para o seu negócio.


É a existência do planejamento estratégico que torna a sua empresa mais preparada para as mudanças, e a ausência dele que causa problemas estruturais danosos, como equipes remando na direção de metas divergentes ou dando atenção a processos que não possuem relevância para o alcance do futuro desejado.


Ou seja, mesmo que o esforço de todos que compõem a empresa seja alto, sem a direção adequada, não é possível alcançar o sucesso.

Como elaborar um planejamento estratégico eficiente?


Para elaborar um bom planejamento estratégico para o seu negócio é fundamental considerar alguns aspectos que o tornará mais eficiente. Confira alguns desses aspectos que separamos para você:


1. Reúna o seu time e coloque tudo no papel


Os gestores de cada equipe sabem todos os detalhes que acontecem no seu setor, incluindo as forças e fraquezas que são enfrentadas no cotidiano pelos colaboradores.


Por isso, é importante iniciar o planejamento estratégico ouvindo as opiniões de cada área e documentando os detalhes que são ditos, levando em consideração como direção da conversa, a missão, visão e valores da sua empresa.

2. Faça uma análise do seu cenário atual


Os gestores e planejadores devem buscar identificar, por meio da utilização de ferramentas de gestão, quais são os fatores internos e externos que possuem impactos na realidade da sua empresa.


O objetivo principal dessa etapa do processo é compreender e interpretar, com o maior nível de clareza possível, em que contexto a sua empresa está inserida.


Com essa análise do cenário, será possível identificar as ameaças do mercado e as oportunidades que apresentam potencial de investimento para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

3. Junte todas as informações


O próximo passo é analisar como foi o desempenho da sua empresa no ano anterior, quais foram as oportunidades perdidas, as possíveis falhas, a produtividade da sua equipe, e outros aspectos que visualize como importante.


Confira aqui como maximizar os ganhos da sua empresa


Reúna todas as informações discutidas até o momento e selecione as que são relevantes e que podem ser utilizadas como base para a definição da estratégia.

4. Avalie o comportamento do seu público-alvo


O mercado está em constante mutação, e isso também é válido quando nos referimos ao público e suas necessidades.


Constantemente os padrões de consumo são atualizados e influenciados por novas tendências de mercado.


Por esse motivo, é preciso estar atento a todas essas mudanças, focando principalmente na forma como a sua empresa está se organizando para trazer novos clientes e alcançar bons resultados.

5. Defina as metas e métricas


Com todas as informações necessárias, chegou o momento de transformar os objetivos em metas a serem alcançadas, com prazos bem definidos e claros.


Para medir o alcance dessas metas, é importante criar métricas, ou seja, criar estratégias que serão utilizadas para atingir o que foi estipulado.

6. Engaje o seu time


De nada adianta ter metas incríveis, recursos de qualidade, um mercado propício para o crescimento do seu negócio, se os seus colaboradores não vestem a camisa da empresa com orgulho e garra.


Portanto, não se esqueça de valorizar e reconhecer todas as equipes que se destacam ao longo da trajetória, mostre para eles que são importantes e que o esforço de cada um reflete no alcance do sucesso desejado.

7. Organize tudo e coloque em prática


Definido o planejamento estratégico da sua empresa, está na hora de tirá-lo do papel e transformá-lo em planos de ação para cada setor.

Esse é o momento mais difícil, porém, o que trará o sucesso almejado.

Para finalizar, é importante ressaltar que o planejamento estratégico é como um norteador para a toda empresa, mostrando o caminho que deve ser seguido para obter os resultados esperados.


Ele não funciona apenas como uma ferramenta de controle, mas também como um instrumento essencial para tomadas de decisões.



14 visualizações
CONTATO
marketing@empreenderjr.com
Telefone: (14) 3404-4200
Ramal: 4230
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta
08hrs às 18hrs
 
ONDE ESTAMOS
Av. Domingos da Costa Lopes, 780
Unesp - Câmpus de Tupã
Tupã - SP, 17602-496
EMPREENDER JR.
Quem somos
Blog
Portfólio
  • empreender_jr
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

© 2019 por Diretoria de Marketing - Empreender Jr.

Consultoria em Gestão e Agronegócio